terça-feira, 30 de abril de 2024

Poema apressado ____Poema carregado

 

Palavras ponderadas ____ afortunadas,
nessa viagem sem fronteiras,
que faço inúmeras vezes,
dentro de um mapa estirado sobre a mesa,
recordo todos os nomes por onde passei.

Por vezes um cisco tolda-me os olhos e tento lembrar-me de ruas,
que já nem existem mais,
contudo continuam a existir dentro das minhas memórias,
que aos poucos vou mesclando com o desaprender que trabalho dentro, da minha mente.

É um exercício meio louco _____ eu sei!
Mas que importa se desaprendo o que não quis aprender,
e sobra-me um mapa velho,
por onde passo os dedos nas cidades,
que estive contigo.

Teu nome de Rei ___e também de Santo, não desaprendi,
ainda o preservo pacificamente comigo.
Aconchegado à boca,
na luz dos dias____ e no desabar da tarde,
na impossibilidade do adeus.

© Piedade Araújo Sol 2024-04-28
Imagem : Mikeila Borgia

Etiquetas: , ,

14 Comentários:

Blogger Rogério G.V. Pereira disse...

Se lesse
em qualquer outro lado
diria sempre
que o poema era teu
mesmo se não assinado

Beijo

terça-feira, 30 abril, 2024  
Blogger Ailime disse...

Boa noite Piedade,
Um poema magnífico, de memórias, maravilhosamente concebido e estruturado.
Gostei imenso.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Emília

terça-feira, 30 abril, 2024  
Blogger J.P. Alexander disse...

Profundo poema. Te mando un beso.

quarta-feira, 01 maio, 2024  
Blogger Marta Vinhais disse...

Memórias felizes...a que nunca poderemos dizer adeus....
Lindo...
Beijos e abraços
Marta

quarta-feira, 01 maio, 2024  
Blogger brancas nuvens negras disse...

A nossa memória é o nosso património.
Um abraço.

quarta-feira, 01 maio, 2024  
Blogger Maria João Brito de Sousa disse...

Talvez um dos seus mais belos poemas, senão o mas belo de todos os que escreveu e que eu tive o prazer de ler, Piedade. Sei que já lhe disse/escrevi estas palavras acerca de um outro, mas creio que este é ainda mais belo e tocante.

Um beijo.

quarta-feira, 01 maio, 2024  
Blogger Fá menor disse...

Muito belo, amiga Piedade!
Que as lembranças não nos deixem vagar sós.

Beijinhos.

quinta-feira, 02 maio, 2024  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa tardinha de Paz, querida amiga Pity!
"já nem existem mais,
contudo continuam a existir dentro das minhas memórias"...
Há pessoas, lugares e coisas que insistem em permanecer em nós mesmos quando já extintos... bem assim.
Como custa desaprender.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno

quinta-feira, 02 maio, 2024  
Blogger Mário Margaride disse...

Olá Piedade,
As memórias fazem parte de nós. As boas, faz sempre bem recordar. As outras, as menos boas, o melhor é fechá-las a sete chaves e esquecer.
Excelente poema. Gostei muito.

Deixo os meus votos de um Feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

sexta-feira, 03 maio, 2024  
Blogger Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga Piedade,
"na impossibilidade do adeus."
É o último verso deste seu belíssimo poema.
Parabéns, poeta!
Um ótimo domingo, muita paz.
Beijo.

domingo, 05 maio, 2024  
Blogger Graça Pires disse...

Na impossibilidade do adeus pego num velho mapa e passo os dedos nas cidades em que estive contigo. Que beleza estes versos minha Amiga Piedade. Sinto-os como se fossem meus.
Uma boa semana.
Um beijo.

domingo, 05 maio, 2024  
Blogger Jaime Portela disse...

Há memórias que jamais se apagam...
Magnífico poema, gostei de ler.
Boa semana.
Beijo.

segunda-feira, 06 maio, 2024  
Blogger maré disse...

Amor
presente ou ausente é sempre uma ave que se aloja, para sempre, no coração.
Preserva-se, aconchegado, quando cai a tarde, quando amanhece nos nomes que são abrigo, tudo o que nos continua a ser verbo.
Pacificamente.

Beijinho e um sorriso.

terça-feira, 07 maio, 2024  
Blogger Agostinho disse...

Boa tarde, Amiga Piedade
Li o poema dos pés à cabeça, ou seja, do início ao fim, e dele construí um fio do meu caminho

Os nomes na mente e
as memórias teimosas
baralham-se sem querer
eu
o mapa papel coçado amarrotado
cheio de sinais de encontros e
cruzes de desencontros
ainda sei das palavras
dos nomes da afeição mas
entaramelam-se na língua exausta
exausto
Bom fim de semana de Sol.

quinta-feira, 09 maio, 2024  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial