terça-feira, 19 de setembro de 2023

Reflexão

As horas passam e eu não dou por elas, estou aqui estendida sobre as
memórias recentes,
apenas a olhar o mar e fazendo uma catarse de conjunturas idas.
Ao longe, o ladrar de um cão tira-me o torpor em que me encontro.
Ajeito o corpo e vasculho nas profundezas
do meu eu, explicações para factos que são inexplicáveis.

Gosto de estar assim a olhar o mar e fazer conjecturas,
sobre tudo e sobre nada,
e se por vezes pareço oca,
talvez seja uma defesa que eu engendro
para que o vazio não se inviscere em mim e nos meus ossos.

Não vou entender o questionável, não sei ainda abrir
as portas que bloqueei,
existem portas que se fecham e que nunca mais se devem abrir,
e sinto que por vezes a terra roda em volta do meu eixo somente,
e não me deixa ver o que existe além do além de mim.

Mas o mar continua azul e, assim sendo,
amachuco languidamente todos as meditações,
e sinto que afinal estou viva,
o relógio deve marcar tão-somente a tarde em que o sol se põe
e que devo ter sonhado.

Algures, ainda existe algo ou alguma coisa que eu não retive em mim,
mas que me fará ressurgir,
e, tão só por isso, eu ergo a minha vontade
e suavemente deslizo para a tarde
e para a vida que se adivinha.

Não sei a rotação do tempo, nem das marés,
mas ainda vou a tempo de saber.

©Piedade Araújo Sol 2013-09-16
Imagem : Michal Maciak

Etiquetas: , , ,

17 Comentários:

Blogger brancas nuvens negras disse...

Renascemos outros, nada é definitivo em nós.
Um abraço.

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger Mário Margaride disse...

Boa noite, amiga Piedade,
Há momentos na vida, que precisamos de refletir sobre a essência de nós, no nosso sentir, nas nossas emoções. Faz parte da nossa inquietude, enquanto seres humanos.
Excelente poema!
Votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger J.P. Alexander disse...

Lindo poema. Te mando un beso

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger Toninho disse...

A tarde tem todo um poder de magia e poesia, que num mergulho há todo um acender de emoções, e faz este estado de inercia até o emergir encantado sob o dourado da tarde.
Beleza de inspiração Pity.
Semana iluminada.
Bjs

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger Marta Vinhais disse...

Meditamos, sonhamos, amamos... e amanhã retomamos o ciclo, mas diferentes
O Sol e o Mar parecem ser iguais, mas também mudam...
Beijos e abraços
Marta

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Intenso, profundo, poderoso, fascinante de ler. Todos os dias existe a mudança e todos os dias são diferentes e iguais no sonho. Cumprimentos poéticos

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger Maria João Brito de Sousa disse...

Excelente, esta extensa reflexão poética que li e reli, Piedade!

Um beijo!

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger stella disse...

Reflexión sobre lo vivido, si cerraste puertas quizás debieran permanecer cerradas, solo hemos de tener la certeza de que hicimos lo correcto
Una reflexión sobre la vida que deberiamos hacer para reajustarnos como dices...
Leerte Piedade ha sido no solo un placer sino un lujo
Un fuerte abrazo querida

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger Cidália Ferreira disse...

Poema lindíssimo. Parabéns. Obrigada pela partilha :)
.
Coisas de uma Vida

Beijos. Boa tarde.

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger partilha de silêncios disse...

Bela reflexão.
Continuação de boa semana.
bjs

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger Fá menor disse...

Enquanto houver vida, estamos sempre a tempo.

Belíssimo poema, Piedade! Gostei muito.

Beijinhos e tudo de bom!

terça-feira, 19 setembro, 2023  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Pity!
"apenas a olhar o mar e fazendo uma catarse de conjunturas idas."
Assim estou eu sempre
Nele, me refaço dia após dia.
Poema belo.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

quinta-feira, 21 setembro, 2023  
Blogger Mário Margaride disse...

Olá, amiga Piedade,
Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito gostei, e desejar um Feliz fim de semana.
Beijinho!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

sexta-feira, 22 setembro, 2023  
Blogger (CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Ainda há tempo de saber sim. Sempre há. Parabéns!

sábado, 23 setembro, 2023  
Blogger Jaime Portela disse...

Uma reflexão poética muito poderosa e magnífica.
Excelente, gostei imenso.
Boa semana.
Abraço.

segunda-feira, 25 setembro, 2023  
Blogger Graça Pires disse...

Estamos sempre a tempo de aprender com a natureza tudo o que quisermos. Esta reflexão também me fez pensar como por vezes ando distraída com a própria vida. E há tanto para ver e sentir. Como diz J. Tolentino Mendonça: "que nunca a vida me pareça um lugar indiferente"
Tudo de bom, minha Amiga Piedade.
Uma boa semana.
Um beijo.

segunda-feira, 25 setembro, 2023  
Blogger Tais Luso de Carvalho disse...

Maravilha de poema, o que li aqui
são só verdades e comum a todos nós!
Tantos vivem esse torpor e não sabem o porquê,
sem explicação, apenas levando a vida que, de uma maneira ou outra, tem lá seus baixos.
Que bela reflexão, amiga! Aplaudo daqui!
Uma feliz semana,
beijinho.

segunda-feira, 25 setembro, 2023  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial