terça-feira, 28 de maio de 2024

Dia Sombrio

O dia nasceu cheio de sombras, e eu pintei-lhe as cores - minhas
(repito-me, mas gosto de viver).
E saí para o dia como quem salta em parapente.

Andei por aí,
a passear sorrisos,
fantasias e não me sei das horas,
nem de tempos,nem de dias.
Sei-me apenas - EU.

Trago o sabor dos frutos verdes,
as cores do arco-íris,
os aromas do mar,
calor da areia sob meus pés.

As minhas pegadas devem ficar na praia, soltas, e eu presa de um
tempo, (sombrio) mas que eu tatuo em mim, alegre e feliz.

E deixo aqui as minhas mãos – tão vazias
e no entanto tão cheias,
com estilhaços de cores,
que eu engendro e sei metamorfosear,
explodindo em palavras – mudas.

© Piedade Araújo Sol 2013-04-15
Foto : TJ Drysdale

Etiquetas: , , ,

17 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Hermoso y melancólico poema. Te mando un beso.

terça-feira, 28 maio, 2024  
Blogger Toninho disse...

Como pode ter as mãos vazias, onde surfam belos versos e poemas mergulham?
Muito elegante poema de auto definição nesta travessia sob as sete cores de um arco-íris.
Linda semana Piedade.
Bjs e paz amiga.

terça-feira, 28 maio, 2024  
Blogger Marta Vinhais disse...

Ás vezes, andamos por aí à procura de cores...e encontramos muitos sorrisos e palavras coloridas...
Belo como sempre...
Beijos e abraços
Marta

terça-feira, 28 maio, 2024  
Blogger Mário Margaride disse...

Às vezes assim acontece. Andamos na escuridão em busca de cores que nos alegrem e animem.
É a vida, e as suas vicissitudes.

Gostei muito deste poema, amiga Piedade.

Deixo os meus votos de feliz semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

terça-feira, 28 maio, 2024  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde Piedade,
Um poema muito belo!
Maravilhoso quando deambulamos pela vida com o coração e as mãos cheios de cores e alegria.
As palavras não são mudas. Transmitem emoções bem fortes.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Emília

terça-feira, 28 maio, 2024  
Blogger Olavo Marques disse...

Olá querida Piedade!

Lindíssimo o seu poema! Deixou o meu dia bem mais "colorido" 🌈😊

Magistral a forma como inicia o poema: "O dia nasceu cheio de sombras, e eu pintei-lhe as cores - minhas" adorei!!

Uma boa semana para si! 🤗

quarta-feira, 29 maio, 2024  
Blogger brancas nuvens negras disse...

Um poema sobre a felicidade. Ainda bem!!!
Um abraço.

quarta-feira, 29 maio, 2024  
Blogger maré disse...

" Trago os frutos verdes"
todas as cores de um infinito
que sob os meus pés se há-de cumprir.
Trago o sal e o sol
o mel e a fantasia agarrados à pele
como um presságio de futuro.

Dualista, este poema, como afinal somos tantas e tantas vezes, nutridos de tudo e muitas vezes também a sentir o vazio a estrangular. Somos sentir e isso é o que basta.
Beijo, Piedade.

quarta-feira, 29 maio, 2024  
Blogger Fá menor disse...

Lindíssimo! É assim que deve ser: pintar o dia com as nossas cores mais belas, e não deixar que o cinzento dos dias nos pinte a nós.

Beijinhos e tudo de bom!

quinta-feira, 30 maio, 2024  
Blogger Rogério G.V. Pereira disse...

Neste poema
em clima de adversidade
em tempos sombrios
em estilhaços de cor
afirmas, por aí
passear em sorrisos
alegre e feliz

Desculpa,Meu Sol
mas não acredito
nesta tua poética mentira

Beijo

quinta-feira, 30 maio, 2024  
Blogger Agostinho disse...

Gostei de ler. Reli
no poema a inquietação
comum a todos os homens
que se afogam no sal
dos sentimentos

"Andei por aí,
a passear sorrisos,
fantasias e não me sei das horas,
nem de tempos,nem de dias.
Sei-me apenas - EU."

Também eu,
E ainda ando a tentar
iludir a erosão impiedosa
do tempo
de tal forma que relógios...
nem vê-los!

"Trago o sabor dos frutos verdes,
as cores do arco-íris,
os aromas do mar,
calor da areia sob meus pés."

Também eu
Trago na memória gostos (já) inalcansáveis
e desgostos intragáveis
que me enchem de vazios d'alma

"As minhas pegadas devem ficar na praia, soltas, e eu presa de um
tempo, (sombrio) mas que eu tatuo em mim, alegre e feliz."

Pois é
Esse tempo é passado:
marcas e casas na areia são
sombra que nos apaga o presente ?

"E deixo aqui as minhas mãos – tão vazias
e no entanto tão cheias,
com estilhaços de cores,
que eu engendro e sei metamorfosear,
explodindo em palavras – mudas."

Mas nada é em vão, querida Poeta:
as palavras mudas são as que mais mudam a Vida e o Mundo em ti
e em mim
Obrigado

Beijo.

sexta-feira, 31 maio, 2024  
Blogger Ana Tapadas disse...

Muito belo! Também a beleza interior de tudo o que alimenta a tua poesia é enorme! "Tudo o que trago"...
Um beijo

sexta-feira, 31 maio, 2024  
Blogger Elvira Carvalho disse...

Um belíssimo poema que adorei ler. Grata pela reedição.
Abraço e saúde

sábado, 01 junho, 2024  
Blogger Gaby Lirie disse...

Repito-me, mas gosto de viver...
Que lindo depois de um tempo retornar aqui para os blog e ler texto tão lindo.

Um grande abraço!

domingo, 02 junho, 2024  
Blogger Graça Pires disse...

Os tempos são sombrios, é verdade. Mas não deixe de passear sorrisos, minha Amiga Piedade.
Tudo de bom.
Uma boa semana.
Um beijo.

segunda-feira, 03 junho, 2024  
Blogger Jaime Portela disse...

Excelente poema, gostei de ler.
Boa semana minha amiga.
Beijo.

segunda-feira, 03 junho, 2024  
Blogger Perception in The Night disse...

Il colore dei nostri sogni.....molto bella, ti lascio un abbraccio

segunda-feira, 03 junho, 2024  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial