terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

a tragédia traduzida na dor ____ de todos nós


 todos os dias morro um pouco___ hoje___ amanhã ___ e depois
enquanto por todos os meios principalmente pela TV e Internet
as noticias chegam, céleres, duras, cruas e reais,
e eu apenas não queria ver, pois é demasiado cruel.

o que vejo nem as palavras traduzem,
nem gestos, nem nada,
não é o meu País apenas só conheço os nomes,
mas que podia ser o meu ou o teu ___ o nosso.

o desalento está plantado nos rostos que vislumbramos
a angústia em dores que queimam a carne.

morreu-me o olhar cristalino que se desmancha,
em imaginar que em que cada dia é um dia,
de sobrevivência, com sofrimento, mortes,
vidas pendentes, disseminadas.

ante nossos olhos amedrontados
constato que todos unidos fazem um pouco,
numa ajuda necessária e urgente,
para atenuar a tragédia numa amálgama de destruição.

e assalta-nos uma revolta muda,
e eu rezo uma oração inventada por mim,
que ecoa baixinho com sabor a lágrimas e sal.

©Piedade Araújo Sol 2022-02-14

Etiquetas: , ,

17 Comentários:

Blogger - R y k @ r d o - disse...

Um poema a merecer uma enorme reflexão sobre o que é a vida.. Gostei muito.,
.
Saudações poéticas. Semana feliz .
.
Poema: “” Vivam o Amor com peça de Cristal ””…
.

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger Mário Margaride disse...

Olá Piedade
Subscrevo na íntegra o conteúdo deste texto.
Na verdade, as notícias são demasiado trágicas, que nos perturbam e indignam.
Excelente poema para reflexão.
Continuação de ótima semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger Marta Vinhais disse...

Todos choramos baixinho... todos rezamos e morremos um pouco com a destruição...
Nem sempre se atenua....
Lindo...
Beijos e abraços
Marta

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger brancas nuvens negras disse...

Também estamos condenados, não sabemos em quando se executará a sentença.
Um abraço.

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde Piedade,
Um poema muito belo em que tragédia dos sismos está bem patente, assim como toda a dor e desolação daqueles povos, que poderiam sermos nós.
Um grito de dor num apelo a orar, o mínimo que podemos fazer.
Beijinhos,
Ailime

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger partilha de silêncios disse...

Um poema para reflexão sobre a vida.

bjs

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Pity!
Muitas lágrimas de profunda dor nos rolam na face e orações secretas em nossos corações.
Nada pode apagar da nossa memória afetiva a tragédia que abateu o mundo.
Nem pensar em outras possíveis catástrofes que estão por vir, meu Deus!
Parece o fim do mundo mesmo.
Uma bonita postagem solidária.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger Cidália Ferreira disse...

Que poema tão bonito e delicado. Amei :))
.
Abre... lê a carta sem letras, que te escrevi
.
Beijo, e uma excelente noite!

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger Agostinho disse...

Pai, se estou morto hoje
como hei-de ter amanhã?

Uma boa noite. Amiga Piedade.

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger Elvira Carvalho disse...

Um poema tão intenso que me deixou sem palavras.
Abraço e saúde

terça-feira, 14 fevereiro, 2023  
Blogger J.P. Alexander disse...

Profundo poema. Me hizo pensar. Te mando un beso.

quarta-feira, 15 fevereiro, 2023  
Blogger Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Piedade,
às vezes sentimos vontade de fechar os olhos para não vermos
a tragédia que está à nossa frente, mesmo que não seja presencial, a notícia pode vir pelo jornal, pela rádio ou
pela TV, mas, de qualquer forma a tragédia chega até nós com
impacto e crueza. Mas, nada podemos fazer a não ser lamentar e sentir pena de todas as pessoas que sofrem.
Votos de um boa quinta-feira, com muita paz.
Um beijo.

quarta-feira, 15 fevereiro, 2023  
Blogger Rogério G.V. Pereira disse...

Vinha eu dizendo e repetindo
"Mudar o Mundo
não custa muito
leva é tempo"
mas quando o tempo é uma eternidade
solta-me uma lágrima com o mesmo sabor
do teu choro

(mas não desisto da luta!)

Beijo

quinta-feira, 16 fevereiro, 2023  
Blogger Jaime Portela disse...

Um poema para ler e refletir.
Gostei muito.
Continuação de boa semana, amiga Piedade.
Beijo.

quinta-feira, 16 fevereiro, 2023  
Blogger Mário Margaride disse...

Olá Piedade,
Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

sexta-feira, 17 fevereiro, 2023  
Blogger Graça Pires disse...

Rezo também essa oração que inventou e junto as minhas lágrimas às suas por tanto sofrimento, tanta dor, tanto desamparo.
Um poema cheio de sensibilidade, minha Amiga Piedade.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

segunda-feira, 20 fevereiro, 2023  
Blogger Parapeito disse...

Senti um nó na garganta ao ler as tuas palavras , tão magoadas tão cheias de alma.
Muita revolta muda, muita descrença muita falta de rumo
Eu já nem quero ver as noticias.
É uma pressão que me esmaga o peito, uma incerteza que me veste a alma.
Só penso que um dia destes podemos ser nós a viver uma tragédia destas a sentir na pele tamanha dor, tamanha perda...e depois vem-me sempre ã memória as seguintes palavras : Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...

Tenho tanto medo pelos meus netos, que tal como tu, assalta-me uma revolta muda, que ecoa com sabor a lágrimas e sal.
Abraço e brisas doces **

quarta-feira, 01 março, 2023  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial