quarta-feira, 2 de novembro de 2022

do outono


do outono
retenho a sombra das tardes frias
e no final das aulas
os gestos que fazia para aquecer
as minhas mãos tão pequenas
tão franzinas
brancas como a neve .

retenho a memória dos nomes
que os ventos me trazem
das amigas que nunca mais vi
que nas encruzilhadas da vida
partiram, e nas partidas as perdi
e me perderam a mim.

mas, trago ainda o esplendor
das palavras que nessa altura escrevi
que hoje ainda significam o que redigi
e que ficaram perdidas no tempo
que correu desatinado
em seu relógio lunar.

e no gesto tenho o mar
a ensinar-me a lonjura das memórias .

©Piedade Araújo Sol 2022-10-29
Imagem : andrea hubner

Etiquetas: , ,

27 Comentários:

Blogger Marta Vinhais disse...

Há as memórias felizes e as histórias que continuamos a escrever no mar...
Apesar da nostalgia do Outono...
Beijos e abraços
Marta

terça-feira, 01 novembro, 2022  
Blogger Mário Margaride disse...

Bom dia Piedade,
As boas memórias boas da nossa infância, da nossa juventude, são marcas que ficam para sempre dentro do nosso coração.
Lindo poema, com sabor a nostalgia.
Gostei muito de ler.
Continuação de ótima semana, com muita saúde!
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

terça-feira, 01 novembro, 2022  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

Poema deslumbrante, lindo de ler. O meu elogio.
.
Feliz dia de todos os Santos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

terça-feira, 01 novembro, 2022  
Blogger Rogério G.V. Pereira disse...

Este poema teu
até parece que fui eu
quem o escreveu
(fala como minha alma)

Beijo

terça-feira, 01 novembro, 2022  
Blogger Maria João Brito de Sousa disse...

Que esplêndido poema, este seu DO OUTONO, Piedade!

Di-lo-ia ainda que não me revisse nele, verso após verso, acredite!

Um beijo

terça-feira, 01 novembro, 2022  
Blogger Cidália Ferreira disse...

Excelente poema!!
-
Coisas de uma Vida...
.
Beijo. Boa tarde de Feriado!

terça-feira, 01 novembro, 2022  
Blogger J.P. Alexander disse...

Bello y melancólico poema. Te mando un beso.

quarta-feira, 02 novembro, 2022  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde Piedade,
Um poema de memórias belíssimo e são tantas!
Tempos de outonos frios, as amigas que o coração guardou.
E o mar tão inspirador a ensinar a lonjura dessas lembranças.
Gostei muito, Piedade.
Um beijinho e um bom mês de Novembro.,
Ailime

quarta-feira, 02 novembro, 2022  
Blogger Agostinho disse...

Belíssimo poema, este,
magnífico, na verdade da palavra

Palavra imune ao desmaio dos raios
gama na tessitura de toda a matéria,
no movimento elíptico dos solstícios.

Palavra que permanece indelével,
autêntica, desde a origem, colada
à memória sem idade. Definitivamente.

Por que a espuma da orla outonal
que humedece os pés na praia da alma
é a mesma, a de hoje e a de outrora.

Gostei da "palavra". Definitiva-
mente. De reter a memória, Amiga Piedade.
Beijo.

quarta-feira, 02 novembro, 2022  
Blogger Ana Tapadas disse...

Dos melhores poemas que aqui li! Excelente.

Um beijo

quarta-feira, 02 novembro, 2022  
Blogger Elvira Carvalho disse...

Um excelente poema, de que gostei muito e que me proponho ler na Segunda feira na Tertúlia de Poesia.
Abraço e saúde

quarta-feira, 02 novembro, 2022  
Blogger Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga Piedade, essas lembranças,
que guardamos de momentos felizes, também podem ser nosso anteparo, pois as pessoas das quais gostamos estarão sempre
presentes em nossas vidas, mesmo as que já partiram.
Aplausos para o belo poema.
Uma boa semana.
Beijo

quinta-feira, 03 novembro, 2022  
Blogger Tais Luso de Carvalho disse...

Piedade, querida, um poema sentido, na verdade o tempo vai nos tirando o que temos de melhor, quantas lembranças, tantas lágrimas
sentidas...
Sim, ficam em nossas memórias uma doce lembrança, mas muitas vezes essa saudade dói.
Aplaudo você daqui!
Um beijinho e um bom restinho de semana.

quinta-feira, 03 novembro, 2022  
Blogger Jaime Portela disse...

Não há outono sem frio...
Magnífico poema.
Continuação de boa semana, amiga Piedade.
Um beijo.

quinta-feira, 03 novembro, 2022  
Blogger Mário Margaride disse...

Olá Piedade,
Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

sexta-feira, 04 novembro, 2022  
Blogger Porventura escrevo disse...

"e no gesto tinha o mar"
de quando em vez, é um artificio que eu gosto de usar tb
:-)

sexta-feira, 04 novembro, 2022  
Blogger Manuel Veiga disse...

um belo poema sobre o Outonom«.
gostei muito, tamb+em eu me atrevi a falar do Outono

beijo

sexta-feira, 04 novembro, 2022  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Piedade,
É sempre uma festa
vir aqui ler
seus versos e ver
suas imagens.
Bjins
CatiahoAlc.

sexta-feira, 04 novembro, 2022  
Blogger Isa Sá disse...

Bonito poema.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

domingo, 06 novembro, 2022  
Blogger Gaby Lirie disse...

Seus poemas me levam a um lugar muito bonito do meu coração.

Um imenso abraço!

domingo, 06 novembro, 2022  
Blogger lena disse...

belo poema, cheio de sentires onde me envolvo em cada verso carregado de memórias, amei ler, tem o mar como companhia e perco-me no teu poema maravilhoso, abracinho meu querida Pi, menina do mar

domingo, 06 novembro, 2022  
Blogger Guma disse...

Conforme fui lendo, fui me vendo desde a juventude até aos dias de hoje.
Belo poema que lendo e sentindo nos transporta no tempo e faz perceber o quanto ficou pelo caminho, mas também as boas recordações que a memória aviva, a bagagem que nos faz ser o que hoje somos.
Beijinho e kandando

domingo, 06 novembro, 2022  
Blogger Mário Margaride disse...

Olá Piedade,
Passando por aqui, para desejar uma ótima semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

segunda-feira, 07 novembro, 2022  
Blogger Jaime Portela disse...

Gostei de reler este belo poema.
Boa semana, amiga Piedade.
Beijo.

segunda-feira, 07 novembro, 2022  
Blogger Graça Pires disse...

A lonjura das memórias. Tão longe e tão perto do passado que nos lembram sonhos magoados e outros sonhos de júbilo. Porque o outono nos permite recordar toda a melancolia que a vida nos vai trazendo. Tão belo, este poema, minha Amiga Piedade.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

segunda-feira, 07 novembro, 2022  
Blogger Maria Lucia (Centelha) disse...

O outono é dessas estações do ano bastante inspirador para poetas, porque traz um campo de possibilidades, como tardes frias, ventos que trazem lembranças, um tempo envelhecido na memória, e até mesmo como metáfora em relação à idade. E você querida Piedade soube como ninguém aproveitar essa inspiração poética de forma original e muito talento.
Um beijo carinhoso

segunda-feira, 07 novembro, 2022  
Blogger Parapeito disse...

Mais um poema cheio de alma e Sol.
Lindo este poema cheio de sentires.
Abraço e brisas doces ***

segunda-feira, 07 novembro, 2022  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial