terça-feira, 1 de junho de 2021

Às vezes estou triste

às vezes estou triste
nesses instantes invento palavras e momentos
que (talvez) nunca subsistiram senão em mim
e no meu subconsciente,
que oiço vozes em forma de ecos.

Muitas vezes, oiço-te
E tu dizes raras vezes (muitas vezes) que eu sou complicada e diferente.

.
E eu pergunto-me se alguma vez tu me disseste essas palavras que eu às vezes oiço ou se ou se sou só eu que as imagino
e que debito no papel onde por vezes as escrevo.
.
Acho que todos somos complicados por vezes
acho que a vida é complicada

E nós complicamos ainda mais
Tantas vezes – muitas vezes.
.
Tu dizias que eu era a pessoa mais imprevisível que conhecias
E eu sorria escondida num sorriso mudo e inexcedível.
Porque eu achava que quem era imprevisível eras tu
Hoje, olhando o vazio da tua imagem.

Ainda és tu que me sorris
para além do espelho que miro em mim
E que me faço em ti.

Contigo nunca foi necessário inventar nada
Nem tempo
Nem tristezas
Nem alegrias
Tu eras tudo
Tudo.
.
Por isso ainda hoje subo o Chiado lentamente
Lentamente
Muito devagar e sinto que estás mal estacionado
E que já apanhaste uma multa pela minha demora.

Quando estou triste ainda é, e sempre será
o teu sorriso que me acalma
o sorriso mais belo que eu conheci
e que nunca mais consegui encontrar em mais ninguém.
.
Um sorriso que alegra a vida.

© Piedade Araújo Sol 2013-05-28
Imagem : Jaroslaw Datta 

Etiquetas: , , ,

22 Comentários:

Blogger São disse...

Gostei do poema.

E ainda bem que tens memória de um sorriso assim.

Te abraço, boa semana.


terça-feira, 01 junho, 2021  
Blogger brancas nuvens negras disse...

Gostei. Compreendo, sei do que fala.
Um abraço.

terça-feira, 01 junho, 2021  
Blogger Agostinho disse...

Gostei muito da parte final do poema, Piedade Sol.
Antes a subida
que a descida
do Chiado
Quando se sobe
há o encanto
do sorriso
à espera
Ou imaginado...
A felicidade é um estado
Imenso imensurável
vê-se prova-se
mas não se deixa tomar

Quando se desce
há a multa a separação e a ausência
feita de passos pesados
ao rez-da-calçada

Beijo amigo.

terça-feira, 01 junho, 2021  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Poema lindíssimo que me fascinou ler
.
Abraço poético.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

terça-feira, 01 junho, 2021  
Blogger Porventura escrevo disse...

A introspecção é uma das melhores áreas para a poesia.
Gostei

terça-feira, 01 junho, 2021  
Blogger Fê blue bird disse...

"às vezes estou triste"

as memórias do que vivemos, do que fomos.

Tão belo e tão dorido minha amiga.

Brande beijinho !

terça-feira, 01 junho, 2021  
Blogger Cidália Ferreira disse...

Um poema sentido. Muito bonito. Parabéns
~~
Beijo
Boa noite 🌹

terça-feira, 01 junho, 2021  
Blogger Marta Vinhais disse...

Todos temos momentos assim... estamos tristes, complicamos as coisas...
E, sim há sorrisos, memórias que nos acalmam...
Belo
Beijos e abraços
Marta

quarta-feira, 02 junho, 2021  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Piedade!
Um sorriso que acalma...
Que saudade de um sorriso assim.
Os sorrisos têm andado tristinhos...
Que ao subir o Chiado possa sorrir com o coração e com menos saudade!
Tenha um novo mês abençoado!
Beijinhos carinhosos e fraternos

quarta-feira, 02 junho, 2021  
Blogger Maria disse...

Good morning to all who are listening to the meditation, may Jesus greatly bless us, free us from this evil that plagues the world, thank God 🙏

quarta-feira, 02 junho, 2021  
Blogger Maria João Brito de Sousa disse...

Gostei muito especialmente deste seu poema, Piedade...
Para mim, o Chiado é percorrido a pé, há cerca de seis décadas, de mãos dadas com o meu pai. Será sempre esse o Chiado que guardarei na memória.

Um beijo

quarta-feira, 02 junho, 2021  
Blogger silvioafonso disse...

Entendi sim. Também fico
assim, tipo, triste e quando
divido com os amigos, melhoro.
Belo texto.
Beijos.

quarta-feira, 02 junho, 2021  
Blogger teresadias disse...

Recordar quem guardamos no coração atenua tristezas.
Belíssimo poema!
Beijo.

quarta-feira, 02 junho, 2021  
Blogger Ailime disse...

Boa noite Piedade,
Um bonito poema.
Tão bom quando encontramos um sorriso que nos ilumina com o seu brilho.
Um beijinho e bom feriado.
Ailime

quarta-feira, 02 junho, 2021  
Blogger AC disse...

Saudades, quem as não tem? É por isso que poema vai, poema vem...
Nostálgica, Piedade?
(Ali pelo nono verso - e são coisas que acontecem - creio que o "ou" e o se" se desdobraram sem querer. Será?)
Sempre bom lê-la, Piedade.

Um beijinho :)

quarta-feira, 02 junho, 2021  
Blogger stella disse...

Los recuerdos, los deseos, la realidad y los sueños, ponen un punto de color en nuestras vidasd, me ha gustado leerte
Un abrazo
Carmen

quinta-feira, 03 junho, 2021  
Blogger Ane disse...

A vida é complicada e nós complicamos mais... o amor não é complicado, nós que complicamos! Adorei ler!

🤩😘

sexta-feira, 04 junho, 2021  
Blogger Jaime Portela disse...

A vida é mesmo assim... com tristezas, alegrias e outros momentos que nos marcam para sempre.
Belíssimo poema de amor, gostei imenso.
Bom fim de semana, amiga Piedade.
Beijo.

sábado, 05 junho, 2021  
Blogger Ulisses de Carvalho disse...

bonito o poema, de certa forma me transportou para alguns dos momentos pelos quais eu mesmo passei até mesmo recentemente, e que foram, e ainda estão sendo, um tanto complicados. mas, como eu costumo dizer, nada é, tudo está. um abraço!

domingo, 06 junho, 2021  
Blogger Graça Pires disse...

Tão bom ler este seu poema, Piedade. A vida é muito complicada e nós ainda a complicamos mais. Mas às vezes basta um sorriso e descomplica tudo.
Cuide-se bem minha Amiga.
Uma boa semana.
Um beijo.

segunda-feira, 07 junho, 2021  
Blogger Rajani Rehana disse...

Fabulous blog

segunda-feira, 07 junho, 2021  
Blogger partilha de silêncios disse...

Lindo Poema. A memória obedece ao seu próprio compasso e traz de volta o que realmente importou, eternizando momentos.
A saudade também se acalma. Tudo tem um tempo para se ir acomodando e abrir espaços para a continuaçâo das mais profundas buscas.

Um dia Feliz
bjs

terça-feira, 15 junho, 2021  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial