terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

.....

Natália Drepina
Tenho as mãos cheias de terra
e esta terra não é minha. Não a sinto minha
é do mundo, e por aqui ficará,
e os campos estão áridos,
e escurecem tristes e esquecidos.

Que local é este que não reconheço,
em que instante vim aqui ancorar,
que não me recordo,
mas alguem me chamou,
em canto de pássaro brilhante.

E meu nome ressoou nas colinas,
em eco uníssono,
ou foi apenas impressão minha,
e os meus olhos vagueiam,
e sinto paz em esboços de cor.

As minhas mãos estão limpas,
e a serenidade em toda a sua essência,
diz-me,
que a terra era um símbolo,
num remoinho de sentires.

Não sei nada deste desnorte,
as janelas estão abertas, não as fechei,
tirei as cortinas para melhor ver o dia,
e a porta, essa, apenas está no trinco
podes abrir e entrar.

© Piedade Araújo Sol  2019-02-25

15 Comentários:

Blogger LuísM Castanheira disse...

por vezes o nosso olhar e' ferido pela paisagem patente,
nao so' pelo abandono mas, muito em especial, pela
ocupação desmedida e selvagem. ate' prefiro a natureza
na sua mais violenta explosão.
um poema para reflectir.
um beijo, Pi

terça-feira, 26 fevereiro, 2019  
Blogger Larissa Santos disse...

Bom dia. Parabéns pelo brilhante poema:)) Adorei...

Hoje:- Em homenagem ao Gil António. Obrigada.

Bjos
Votos de uma óptima Terça - Feira.

terça-feira, 26 fevereiro, 2019  
Blogger Marta Vinhais disse...

Locais esquecidos... apenas o Vento e as memórias os conhecem...
Mas continua a haver vida...
Lindo..
Beijos e abraços
Marta

terça-feira, 26 fevereiro, 2019  
Blogger Cidália Ferreira disse...

Um poema lindo demais!

Beijinhos

terça-feira, 26 fevereiro, 2019  
Blogger Majo Dutra disse...

Acabo de ler e fico sempre enlevada,
transportada para uma esfera de fantasia
em que a simbologia é um ato criativo de
sublime eloquência.
Admiro por demais não desconstruir os seus
textos.
Gratíssima pela porta no trinco...
Terno abraço, querida Amiga
~~~

quarta-feira, 27 fevereiro, 2019  
Blogger  _ Gil António _ disse...

Um poema de eleição, direi mesmo que brilhante, que adorei ler.
.
Cumprimentos
.
** Pelo teu beijo me deixava morrer **

quinta-feira, 28 fevereiro, 2019  
Blogger Ana Freire disse...

Haverá desnortes... mais serenos, para quem neles se encontram... mas absolutamente desconcertantes, para quem a eles assistem...
Tenho uma pessoa amiga... numa fase assim...
Um poema muito belo... que me tocou particularmente, Piedade!
Peço desculpa pela minha ausência nos seus cantinhos, Piedade! Estes meus últimos meses, não têm sido muito fáceis, sucessivos problemas de saúde da minha mãe têm tomado muito do meu tempo... e entre imensas consultas e exames, e outros afazeres necessários... os dias têm passado num ápice... e outras vezes, as preocupações... tiram-me quase toda a disposição para andar na Net... pelo que nem tenho conseguido chegar a metade do numero de blogues que gostaria... e tenho publicado bem menos...
E se há alguns que se podem comentar de uma forma muito leve, dado o tipo de conteúdo dos mesmos... outros haverá, em que não o consigo fazer assim, de todo...
Espero ter um fim de semana, relativamente calmo... e se assim for, conto mergulhar nos seus cantinhos com tempo... e apreciá-los com a devida atenção que me merecem...
Beijinhos, Piedade! Esperando que tudo esteja bem aí desse lado... ou pelo menos, bem melhor... pois deu-me a sensação que também estaria numa fase mais atribulada, há um tempinho atrás...
Ana

quinta-feira, 28 fevereiro, 2019  
Blogger Menina Marota disse...

O canto,
transformado em verso,
de uma alma serena
mas ao mesmo tempo
inquieta como vento.

Já tinha saudades de te ler.
Um abraço

sábado, 02 março, 2019  
Blogger Maria Rodrigues disse...

Palavras sentidas e profundas num poema sublime.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

sábado, 02 março, 2019  
Blogger José Carlos Sant Anna disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

segunda-feira, 04 março, 2019  
Blogger Graça Pires disse...

Se a porta está no trinco entrará um anjo, o seu anjo, que a ajudará a sair desse desnorte e fará seu todo o chão que pisa…
Uma boa semana.
Um beijo.

segunda-feira, 04 março, 2019  
Blogger Agostinho disse...

Quem entra tem a liberdade de sair, mas a indeterminada pessoa pode ser o próprio "eu". A vantagem de portas sem fechaduras e vidraças transparentes está na segurança e liberdade do agente, afinal, da gente. De toda a gente.
Gostei das figuras ou alegorias que construíste no poema. Apesar do cerco que nos enreda sempre temos a hipótese de lhe escapar.

Beijo, Piedade. Amanhã é Carnaval.

segunda-feira, 04 março, 2019  
Blogger José Carlos Sant Anna disse...

Onde se lê "apreenda todas as instâncias" leia-se "se apreendam todas as instâncias...

segunda-feira, 04 março, 2019  
Blogger José Carlos Sant Anna disse...

Diz-se que o poema enclausurado na gaveta não existe. Sem leitor não há poema.
Diz-se também que um poema é soma de todas as leituras. A cada olhar o poema se renova, se se desdobra, se reinventa.
Aqui, neste poema sem título, há uma bela dicção, de cativante beleza. Nele se derramam alegorias que permite ao leitor digressões, viagens ao sabor do que se passa no momento da leitura, no momento em que transpassa a porta depois de vencido o trinco. Isto não significa, contudo, que se decodificou a(s) alegoria(s) que cada estrofe do põem guarda. É perseverar para que se apreendam todas as instâncias do poema.
Um bom descanso no Carnaval, poeta!

segunda-feira, 04 março, 2019  
Blogger Victor Barão disse...

Adjectivei o mais recente poema acima: "Às vezes vivo plantando palavras no tempo" de magnifico, porque assim é de facto. Mas como tal não deixo de estar a ser injusto, porque a bem da verdade magnifico é todo este "Olhares em tons de maresia", com desde já imediata extensão a este subsequente poema sem titulo, cujo por si só, as reticencias (.....) no lugar de titulo, não deixam de ser sinónimo da magnificência que aqui refiro em alusão ao blogue no seu todo.
Já quanto ao presente poema em concreto evito fazer grandes alusões e/ou interpretações relativas ao mesmo, desde logo porque sinto objectiva dificuldade em fazê-lo, além de dizer que segundo o entendo, sinto-o em grande e universal medida como parte de mim ou eu como parte dele _ o que enquanto tal espero não seja desprestigiante para a por si só admirável e por mim estimada autora, Piedade Araújo Sol.
Beijos
VB

segunda-feira, 11 março, 2019  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial