terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O Passaporte

Magdalena Russock

Já há muito tempo que este local em que vivo e que chamo de casa, já não me diz nada. Casa. É assim que lhe chamo pois embora já na seja muito agarrada às coisas, tenho por aí muita memória espalhada. Uma jarra quebrada que trouxe já nem me lembro de onde, um bocado de tecido garrido, que às vezes amarro os cabelos, algumas revistas e fotos antigas de jornais, em que ainda apareço, e livros os meus livros. Arrumo coisas dentro de coisas, caixas,potes, pratos, taças, e coisas inimagináveis para os mortais como eu.
Estou só, mas não vivo só. À noite sento-me na varanda que são umas tábuas corridas e falo com os cães que aparecem e os gatos. Há dias um gato enroscou-se no meu colo e amanheci deitada com frio e com o gato a fazer cama em mim. Às vezes os pássaros passam por aí, são cantadores e por vezes desafinados que ate me fazem dó, mas acabo a sorrir e a cantar cantigas que invento e canto  ainda mais desafinada do que eles.
 Às vezes procuro coisas que sei que tenho algures mas não sei onde as coloquei.
Outro dia lembrei-me do meu passaporte, cheguei a sonhar com ele, que tinha várias páginas, com as datas e respectivos carimbos pelos países por onde andei.
Outro dia que nem o sol deu ar de sua graça, não chovia, nem vi cães nem gatos nem sequer senti o vento a brincar com a folhagem.
Um dia sem nada a assinalar.Encontrei o passaporte muito bem guardado dentro de uma caixa velha de sapatos.
Mexi, remexi, olhei os carimbos as datas, e não me perguntem.
Abracei-me ao maldito passaporte totalmente desprotegida e chorei como nunca me lembro de alguma vez ter chorado assim.
Que diabo quer dizer, chorar abraçada a um passaporte!?.

Mas, ando taciturna a pensar nisso.


©Piedade Araújo Sol 2020-02-20

16 Comentários:

Blogger José Carlos Sant Anna disse...

Ah, se os passaportes falassem, quantas coisas nos diriam. Quantas nos fazem lembrar sem que nada nos diga. Talvez, por isso, às vezes choramos abraçados a eles. E você não sabe... eles também choram porque eles sentimento e memória, e sabem guardar segredos...
Beijinhos

terça-feira, 25 fevereiro, 2020  
Blogger Rogério G.V. Pereira disse...

Ontem, quase pensei o mesmo
do que aqui li
Olhei meu Cartão do Cidadão
abracei-o
Não chorei, sorri

(vale a vida mais que os lugares por onde passámos)

terça-feira, 25 fevereiro, 2020  
Blogger José Carlos Sant Anna disse...

Leia-se digam na terceira linha.
Leia-se porque eles têm sentimento...

terça-feira, 25 fevereiro, 2020  
Blogger Agostinho disse...

Que nunca se percam os pés
das tábuas!
O passaporte, mesmo que cheirando a perfumes passados, é, até, dispensável.
As tábuas é que não,
nem os cães, os gatos e os pássaros,
onde ligamos o fio da vida.
Nas tábuas está a salvação
Com elas o sonho permanece puro:
navegar, voar.
À noite há-de haver um gato...
É a minha opinião depois de te ler este trecho bonito.
Beijo, P.

terça-feira, 25 fevereiro, 2020  
Blogger Mar Arável disse...

Há quem não tenha amanhãs
por falta de boas memórias

terça-feira, 25 fevereiro, 2020  
Blogger Hanae Pais disse...

Quer dizer que deve seguir, deve partir para uma viagem…
Mas que deixe um carimbo no passaporte!

terça-feira, 25 fevereiro, 2020  
Blogger Hanae Pais disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

terça-feira, 25 fevereiro, 2020  
Blogger Cidália Ferreira disse...

Muito bom... Adorei a prosa! :)
-
Quando a saudade aumenta...
-
Beijos. Boa noite!

terça-feira, 25 fevereiro, 2020  
Blogger VILMA ORZARI PIVA disse...

Choramos pelas boas lembranças, temos saudades....mas o que vale é o hoje e o que nos rodeia!!! Lindo texto!! Paz e bem!! Beijinhos

terça-feira, 25 fevereiro, 2020  
Blogger Majo Dutra disse...

Saudades de tempos gloriosos, que jamais voltam...

Um texto muito bem construído e singular.

Grata pela leitura.

Beijos
~~~

quarta-feira, 26 fevereiro, 2020  
Blogger Jaime Portela disse...

Um texto nostálgico, carregado de saudade e solidão.
Gostei muito do texto, é magnífico.
Piedade, continuação de boa semana.
Beijo.

quinta-feira, 27 fevereiro, 2020  
Blogger Marta Vinhais disse...

Saudades... é apenas isso...
Memórias que nunca nos deixam sós...
Lindo....
Beijos e abraços
Marta

quinta-feira, 27 fevereiro, 2020  
Blogger Francys Oliva disse...

Palavras ao sabor da saudade e de muita reflexão.
Belo texto Piedade tenha uma linda tarde

quinta-feira, 27 fevereiro, 2020  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Bom texto. A merecer muita reflexão
.
Domingo feliz

domingo, 01 março, 2020  
Blogger Graça Pires disse...

Tantas vezes choramos com saudades da pessoa que fomos... Um texto maravilhoso, minha Amiga Piedade.
Uma boa semana.
Um beijo.

segunda-feira, 02 março, 2020  
Blogger Menina Marota disse...

A saudade entra em combate com a memória. Ou vice versa.
Um texto tão realista que o vi no meu olhar. Adorei!

Um beijo saudoso

quinta-feira, 12 março, 2020  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial