terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Há dias ...

 


Há dias em que carrego o meu vazio 
como se fosse um fardo penoso excessivo para mim 
caminho impelida pela dádiva da vida 
que tenho de agradecer a Deus 
e silenciosamente agradeço. 

Recentemente a cidade é um deserto 
e não me cheira a flores nem a coisa nenhuma 
talvez odor de comida e pouco mais 
a cidade está quieta 
amortecida e paralisada de vida. 

Eu gostava de ver a minha cidade desinquieta 
e pulsante de vida e cheiros indecifráveis 
mas talvez seja o vazio que carrego 
que não me deixa ver como era antes 
ou como ela é agora. 

Ao fim do dia arrumo o meu vazio 
empurrando-o energicamente pela janela 
para que se vá com o vento e o frio lá fora 
talvez amanha os meus vazios tenham outra forma 
outro caminho a percorrer. 

E talvez pela rua eu encontro um sorriso anónimo 
que ilumine meu dia como uma história colorida 
ou talvez eu compre um balão 
persuadida que é uma estrela 
quebrando este vazio que carrego comigo. 

© Piedade Araújo Sol 2020-11-30
Foto: Katerina Plotnikova

Etiquetas: ,

18 Comentários:

Blogger Maria João Brito de Sousa disse...

Há dias assim, vazios...

Mas creio que já criou o seu colorido balão de hoje, neste poema que não precisou de comprar :)


Abraço grande, Piedade!

terça-feira, 01 dezembro, 2020  
Blogger brancas nuvens negras disse...

O que está a acontecer no mundo está a tomar conta de tudo até da criatividade. Estejamos alerta para os que se aproveitam do momento para tirar dividendos e envenenar o ambiente.
Um abraço

terça-feira, 01 dezembro, 2020  
Blogger Benno disse...

O mundo ficou um tanto vazio e a gente ficou cheio de coisas faltando. A máscara protege, mas esconde o sorriso. Ainda bem que resta o sorriso digital :)

terça-feira, 01 dezembro, 2020  
Blogger AC disse...

Apenas o vazio dos tempos, até as pessoas se reinventarem. A poetisa, lá bem no fundo, sabe bem disso.

Um beijinho, Piedade :)

terça-feira, 01 dezembro, 2020  
Blogger José Carlos Sant Anna disse...

Piedade, minha amiga,
Obrigado pelo olhar generoso e carinho.
Há dias que adiamos tudo, mas permanece a chama. Há sempre uma luz que faz com que possamos dormir depois de romper o círculo em que mergulhamos. Essa angústia significa que não perdemos a sôfrega urgência de viver.
Boa noite, Piedade!

terça-feira, 01 dezembro, 2020  
Blogger Fê blue bird disse...

Aqui estou Piedade, voltei a estas lides na esperança de preencher esse vazio que tão me descreves .
Há dias que tudo pesa, até o tempo.

Um beijinho


terça-feira, 01 dezembro, 2020  
Blogger MARILENE disse...

Há dias e dias assim. Já nem os contamos. O vazio permanece, ainda que guiemos nossos pensamentos para o que de belo a vida ainda nos pode mostrar. Buscamos sorrisos, buscamos alegria, buscamos vida. Grande abraço, querida!

terça-feira, 01 dezembro, 2020  
Blogger Roselia Bezerra disse...

caminho impelida pela dádiva da vida
que tenho de agradecer a Deus
e silenciosamente agradeço.

Bom dia de muita paz, querida amiga Piedade!
Identifiquei-me muito com o que recortei aqui acima.
Há sentimentos similares em muitos ����, mas muitos não têm coragem em assumi-los.
Uma poesia de catarse linda.
Tenha saúde em todos os níveis do seu ser!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

terça-feira, 01 dezembro, 2020  
Blogger Rogério G.V. Pereira disse...

Em cada passo
despejo um sorriso
a quem passa

Se te cruzares comigo
tu dás-me o teu vazio
em troca levas um sorriso
e fica a esperança
de que essa estrela aconteça

quarta-feira, 02 dezembro, 2020  
Blogger Elvira Carvalho disse...

Um excelente poema que retrata bem os nossos sentimentos, neste tempo tão estranho que atravessamos.
Abraço e saúde

quarta-feira, 02 dezembro, 2020  
Blogger Agostinho disse...

O teu Poema mesmo que sujeito
à dissecação dos olhos mais argutos
camada a camada verso a verso
scaneado entre espaço e linha
contém apenas o não há a ausência
Só o transcendente abstracto sentimento do pesar
Há dias que ao fim do dia
a alma acumula o chumbo de toda guerra
Por paradoxo

Gostei muito.
Beijo natalício, Piedade.

quarta-feira, 02 dezembro, 2020  
Blogger Manuel Veiga disse...

obrigado, Piedade, pelas amãveis palavras que deixaste no meu espaço...

bem hajas.
sabes que a tua opinião

beijo, amiga

quarta-feira, 02 dezembro, 2020  
Blogger Porventura escrevo disse...

O vazio as vezes tem rosto, outras vezes não tem
Sempre está ao nosso alcsnce para ser dissecado
Gostei

quarta-feira, 02 dezembro, 2020  
Blogger Mar Arável disse...

Há dias
que apenas transcrevem a realidade
outros que a recriam

Bjs poeta

quarta-feira, 02 dezembro, 2020  
Blogger João Santana Pinto disse...

O poema é de rara beleza e há dias assim. Tenho dias assim, todos temos.

Olhar para trás não me levanta dúvidas, mas começo a perder o "sabor" da vivência passada. Passei a ter uma existência bem mais calma e isso é bom, mas também, bastante mais isolado, acho que fez-me reforçar os laços com as pessoas que efetivamente interessam

Um beijo

quinta-feira, 03 dezembro, 2020  
Blogger Pedro Luso de Carvalho disse...

As vezes vemos uma paisagem ou mesmo uma cidade que nos é cara mais com a tristeza do espírito que com a limpidez do olhar.
Gostei muito do teu poema, amiga Piedade.
Parabéns, uma boa semana com os cuidados com o vírus.
Beijo

quinta-feira, 03 dezembro, 2020  
Blogger Jaime Portela disse...

Um belíssimo poema introspetivo.
Gostei imenso, como sempre.
Bom fim de semana, querida amiga Piedade.
Beijo.

sexta-feira, 04 dezembro, 2020  
Blogger Parapeito disse...

Há dias assim, tão vazios e tão esmagadores
Mas vamos acreditar na generosidade de um sorriso anónimo que ilumine e dê ânimo para o dia seguinte.
Abraço**

domingo, 13 dezembro, 2020  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial