terça-feira, 6 de outubro de 2015

A saudade

 Stephen Carroll
                                                                                                                          Para Lena Maltez

Desembrulhei a saudade e deixei-a sentar-se a meu lado,
fechei meus olhos e sonhei,
recolhi um perfume embriagante de hibiscos dispersados pelo chão,
ainda húmidos do cacimbo.
Segredos inconfessados, ou apenas detalhes de tempos remotos
inundaram meu ser,
trespassaram meus ossos,
e meu corpo estremeceu arrepiado.
Embrulhei a saudade,
guardei-a em mim,
esgueirei-me para a tarde,
abandonei-me no tempo.

Enquanto uma lágrima insurrecta,
atropelava a minha face gelada,
eu desenhava no vento,
as conjecturadas cores da saudade.
Da minha saudade!

©Piedade Araújo Sol 2015-10-04

29 Comentários:

Blogger Cidália Ferreira disse...

Bom dia Piedade
Parabéns: Para mim, um dos melhores poemas que já aqui li. Amei



Beijo e um dia feliz

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

terça-feira, 06 outubro, 2015  
Blogger Agostinho disse...

Uma lágrima insurrecta é liberdade
Tão bem casada com saudade

Bj

terça-feira, 06 outubro, 2015  
Blogger Rita Freitas disse...

Saudade, esse sentimento tão humano e tão português!

Gostei imenso.

Beijinhos

terça-feira, 06 outubro, 2015  
Blogger Marta Vinhais disse...

E a saudade fica sempre agarrada a nós....
Lindo..
Beijos e abraços
Marta

terça-feira, 06 outubro, 2015  
Blogger lena disse...

Pi prendi-me ao poema, a saudade é realmente a minha companhia, vive dentro de mim, agarrada ao meu coração. fiquei deslumbrada com o poema que fizeste para mim, não sou merecedora de tanto, pois és uma poetisa tão importaste, uma poetisa por inteiro, com um dom tão especial que só tu consegues deixar deslizar. amei, amei muito, estive em cada verso e a manta da saudade esteve agarrada a mim. deixo-me ficar agarrada à tua poesia ao mesmo tempo que a saudade se conjugava na verdade dos sentires.
obrigada minha querida. a imagem está deslumbrante, amei consegui visualizar a ondulação que brota da imagem e se mistura na saudade.
abracinho meu, abracinho amigo. terno e carinhoso. escreves muito bem minha poetiza querida. beijinhos e uma vez mais obrigada.

terça-feira, 06 outubro, 2015  
Blogger Rogério G.V. Pereira disse...

"...apenas detalhes de tempos remotos"

reage
a saudade assim
mói, dói
e de pouco vale
chamar-lhe tua

se ela é tão nossa

terça-feira, 06 outubro, 2015  
Blogger manuela barroso disse...

A dor da saudade faz- nos " esgueirar no tempo"
Mas permite belas poesias como esta
Beijinhos , Pi

quarta-feira, 07 outubro, 2015  
Blogger Luis Eme disse...

Da tua saudade (que se tornou poética)...

abraço Piedade

quarta-feira, 07 outubro, 2015  
Blogger Majo disse...

~ ~ ~
~~~~~~~~ Que poema belíssimo! Perfeito!

~ Grata pelo enlevo de uma leitura deliciosa.

~~~~~~~~~~ Beijinhos, Poeta amiga.~~~~~~~~~~~
~~~

quarta-feira, 07 outubro, 2015  
Blogger Maré Viva disse...

E que lindas as cores da tua saudade e que belas as palavras com que a descreveste!
Um abraço.

quarta-feira, 07 outubro, 2015  
Blogger Gaby Lirie disse...

Tantas saudades nossos versos vão guardando.
Lindo!

Beijos!

quarta-feira, 07 outubro, 2015  
Blogger SOL da Esteva disse...

A saudade desembrulha-se para ajudar a sonhar.
Os sonhos são a continuação dos sentires realizados e dos outros sonhos que se projectavam para criação.
Poema de maravilha.

Beijos
SOL

quarta-feira, 07 outubro, 2015  
Blogger margusta disse...

Tão lindooooooooooo querida Pi!
Adorei, Adorei!!! E a Lena merece , também ela uma linda e doce Poetisa como tu querida amiga.
Beijinho imenso de boa noite!

quarta-feira, 07 outubro, 2015  
Blogger Reflexos e Sinais da Alma disse...

Olá Piedade ,

" eu desenhava o vento ... "

Simplesmente bela esta frase .

Um Excelente poema numa linda intenção :)

Um Beijinho
Luis Sousa

quinta-feira, 08 outubro, 2015  
Blogger Ana Freire disse...

Saudade... esse sentimento tão nosso... tão profundo e intenso... na forma como se sente...
Poema maravilhoso, Piedade!
Beijinhos
Ana

quinta-feira, 08 outubro, 2015  
Blogger Sinval Santos da Silveira disse...

Oi, Piedade Araújo Sol !
Que introspecção, amiga
querida !
Desembrulhar a saudade que
se sente, não é tarefa para qualquer um...
Parabéns, com o meu caloroso
abraço, aqui do Brasil.
Sinval.

quinta-feira, 08 outubro, 2015  
Blogger Daniel C.da Silva disse...

Estas saudades valem a pena :)

beijinho amigo

quinta-feira, 08 outubro, 2015  
Blogger Graça Pires disse...

A saudade: areia que o tempo levanta sem levar para longe... Depois nascem poemas assim, tão belos.
Um beijo, Piedade.

sexta-feira, 09 outubro, 2015  
Blogger Mar Arável disse...

A saudade é uma ponte que aproxima

Bjs

sexta-feira, 09 outubro, 2015  
Blogger Manuel Veiga disse...

o acridoce sabor da saudade...

muito bem. um poema muito bonito

beijo

sexta-feira, 09 outubro, 2015  
Blogger helia disse...

Saudade , palavra muito bonita para fonte de inspiração de um lindo Poema !

sábado, 10 outubro, 2015  
Blogger AC disse...

Uma saudade que se adivinha profunda.
Muito belo, Piedade!

Um beijinho :)

sábado, 10 outubro, 2015  
Blogger ONG ALERTA disse...

Saudades que deixam marcas.... Bjbj Lisette.

domingo, 11 outubro, 2015  
Blogger Maria Rodrigues disse...

E quando a saudade chega, rios de tristeza transbordam dos nossos olhos.
Tão nostálgico e tão lindo.
Beijinhos
Maria

domingo, 11 outubro, 2015  
Blogger Jaime Portela disse...

Gostei desta saudade embrulhada...
O poe ma é magnífico, de resto.
Piedade, minha querida amiga, desejo-lhe uma óptima semana.
Abraço.

segunda-feira, 12 outubro, 2015  
Blogger Henrique Caldeira disse...

gosto da tua abordagem ao tema [saudade], do encadeamento da ideias, das "imagens", da cadência e dos termos, que, em conjunto, compõem um belíssimo poema. muito bom, mesmo!

quinta-feira, 15 outubro, 2015  
Blogger Parapeito disse...

Belo , muito belo.
Abraço*

domingo, 18 outubro, 2015  
Blogger manuela baptista disse...

um arrepio

a saudar saudade


beijinhos, Piedade

segunda-feira, 19 outubro, 2015  
Blogger Isa Lisboa disse...

Ás vezes é preciso emrularmo-nos na saudade, mas que não fiquemos embrenhadas nela... ;)

sábado, 24 outubro, 2015  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial